Em 27 de abril de 1983 é eleita a primeira diretoria da então Associação dos Panificadores de Feira de Santana, que buscou e implementou ações para o fortalecimento da categoria, resolução de problemas coletivos e divulgação de novas tecnologias oferecendo condições favoráveis para o desenvolvimento e crescimento do setor na cidade.
Acompanhando o desenvolvimento de Feira de Santana e de sua evidente representatividade no interior do estado em 24 de julho de 1989 é dado um importante passo com a fundação do Sindicato da Indústria de Panificação Massas Alimentícias e Confeitarias do Estado da Bahia. Atestando a premissa de ser um órgão representativo e eficaz filia-se à FIEB em 2014 passando a denominar-se Sindicato da Industria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia, deixando de representar a categoria de massas alimentícias pois esta já possuía representação sindical.
Hoje, o Sindicato Intermunicipal da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia – SIPACEB continua envidando esforços e ajuntando os frutos do trabalho semeado, cultivado e colhido com a certeza que muitas realizações estão por vir.
O associativismo surge da necessidade humana de empreender esforços para lograr objetivos em comum. De maneira solidária, igualitária com justiça e ética é possível obter benefícios derivados da associação de empresas, tais como: fortalecimento da capacidade de ação das empresas perante os mais diversos atores, através da união de esforços conjuntos; obtenção de economias de escala e ganhos relativos ao poder de mercado; criação e disponibilização de soluções coletivas; condições mais favoráveis nas atividades de inovação, facilitando a interação e a parceria com diversas instituições nacionais, dentre outros.
O ASSOCIATIVISMO É A ATUAÇÃO COLETIVA DAS EMPRESAS ALMEJANDO O CAMINHO PARA A SOBREVIVÊNCIA DOS NEGÓCIOS E A GERAÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS.
Nossa Visão
Exercer ampla representatividade do setor panaderil e ser reconhecida nacionalmente como órgão atuante no meio empresarial, político e social.
Nossa Missão
Resolver problemas de interesse do setor de panificação e confeitaria, atuando como a referência legal para os empresários, propondo e organizando programas de capacitação, tanto técnicos quanto na gestão dos negócios.
Nosso Negócio
Ser um espaço para troca de experiências e propostas de soluções para o setor de panificação e confeitaria do Estado da Bahia.
Nossos Valores
O SIPACEB - Sindicato Intermunicipal da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia tem a sua postura, na sua crença e seu comportamento inspirado nos seguintes valores:
Transparência;
Equidade;
Ética;
Integridade;
Responsabilidade Social e Ambiental;
Isenção político-partidário e religiosa.
Compromisso do SIPACEB
Defender, organizar, coordenar, proteger e representar a Indústria de Panificação e Confeitaria e seus interesses econômicos, visando proporcionar meios para um desempenho profissional mais eficiente;
Representar perante as Autoridades Administrativas e Judiciárias, os interesses gerais da categoria, ou mesmo, os interesses individuais dos titulares das empresas filiadas à entidade;
Colaborar com os poderes públicos, como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução dos problemas que se relacionam com a categoria;
Eleger e/ou designar os representantes da categoria para todos os foros e representações;
Promover a conciliação nos dissídios do trabalho.
"AS MÃOS DO PADEIRO PRODUZEM O PÃO NOSSO DE CADA DIA"